- Atriam

Comunicação IP centralizada de PABX Alcatel-Lucent

Empresas tem buscado as soluções IP como forma de reduzir custos e simplificar os processos de negócio. No vídeo abaixo, abordamos os principais conceitos e os benefícios da arquitetura de solução de comunicação IP Centralizada.

Os PABX Alcatel-Lucent, modelos OmniPCX Enterprise e OmniPCX Office podem ser atualizados de forma a criar um único PABX com processamento centralizado.

Porque é Estratégico?

O conceito de empresa dinâmica, estabelece que a performance da empresa é medida pela capacidade de integrar redes, pessoas, processos e conhecimento, com comunicação em tempo real. Isso pode ajudar, a transformar cada interação em uma oportunidade de negócios. Os objetivos da transformação dos negócios em empresa dinâmica são reduzir custos e aumentar a produtividade.

O processo de transformação para empresa dinâmica envolve 3 estratégias básicas. A simplificação das comunicações, a interconexão das bases de conhecimento e o maior conhecimento do cliente.

A estratégia de centralização das comunicações IP, é parte da primeira estratégia, por simplificar as comunicações com redes IP, que são expansíveis para todo o grupo. Ela ajuda na transformação da arquitetura da rede, criando uma rede aberta e segura, que suporta aplicações e permite integrar processos. Esta estratégia permite reduzir custos operacionais, custos com comunicação e virtualizar servidores.

Porque agora?


O momento é oportuno para a implementações de solução de centralização das comunicações por 3 motivos básicos.

Por tendências de mercado.

Segundo o gartner e outros institutos de pesquisa, os projetos de centralização da telefonia IP, serão pouco afetados pelas crises econômicas que se sucedem, pelo fato deles reduzirem custos, reduzirem a complexidade e velocidade na implementação de novas aplicações. A centralização das comunicações, traz desconto em 3 principais áreas. Custos operacionais, custos de comunicação e consumo de energia.

Pela modernização das centrais de comunicação.

Muitas empresas possuem instaladas centrais antigas , com 5 a 10 anos de uso, onde o custo da manutenção é elevado, os fabricantes dessas centrais telefônicas lançaram novas versões, tornando as anteriores obsoletas, e as empresas não conseguem enxergar na telefonia IP apenas os benefícios que justifiquem seu investimento.

Clientes Alcatel-Lucent tem motivos extras.


A Alcatel-Lucent está promovendo descontos para a atualização da base instalada. Migrando as centrais 4400 para o modelo OmniPCX Enterprise, além da preservação de todo o hardware, o cliente tem 30% de desconto no custo total da migração, e 100% das licenças de ramais IP são gratuitas.

O que é IP centralization?

O processo de centralização IP das comunicações, compreende modificar a topologia das redes de vários servidores de telefonia, distribuídos em várias localidades e passar todos os servidores para um único local e distribuir apenas os módulos remotos nas demais localidades geográficas.

Quais são as reduções de gastos? Como obter o ROI?

A solução de comunicação IP centralizada, implementada através da central OmniPCX Enterprise da Alcatel-Lucent, traz várias vantagens econômicas as empresas, desde o momento do investimento inicial, que é menor do que instalar uma nova central, além de reduzir em vários quesitos, o custo de operação. Apresentamos a seguir, alguns cálculos de economia, baseados em estudos realizados em clientes da Alcatel-Lucent, que já aderiram a essa topologia. Se você já for um cliente da Alcatel-Lucent, basta modificar a central principal para que ela contróle também as centrais remotas e converter os servidores das centrais remotas em servidores de backup, que passariam a controlar bastidores e terminais, somente em caso de queda da rede IP.

São contabilizadas economias de:

  1. 5 a 20%, com os custos de manutenção e atualização - Na solução de comunicação IP centralizada, um único servidor instalado no ponto central da rede, vai controlar todos os terminais e bastidores do sistema. Dessa forma, toda operação de manutenção tanto corretiva, quanto de atualização de release ou de patches, é realizada de um único ponto central, sem necessidade de equipes distribuídas, pois os demais servidores da rede são apenas de backup e são atualizados automaticamente após a alteração no ponto central.
  2. 10 a 40%, com os custos de operação - As constantes necessidades de alteração na programação das centrais estão entre os maiores ganhos da solução, pois ela evita a necessidade de contratação de equipes capacitadas distribuídas nas diversas localidades da rede, além de evitar a necessidade de replicação de tarefas em cada servidor de cada central.
  3. 5 a 20%, no uso de aplicações - As economias nessa área ocorrem pela diminuição na quantidade de servidores e pelo barateamento das licenças. Estão entre as aplicações, que podem ser centralizadas, o correio de voz, o servidor de comunicação unificada, o Contact Center, o tarifador, e a URA.
  4. 20 a 50%, no reaproveitamento de centrais Alcatel-Lucent - Em caso de clientes que já possuam centrais Alcatel-Lucent, a economia é muito grande, pois todo o hardware das centrais 4400 e OmniPCX Office, podem ser reaproveitados. A solução de comunicação IP centralizada da Alcatel-Lucent, permite uso de ramais analógicos e digitais, além obviamente dos ramais IP.
  5. 20 a 50%, com custos de movimentação e adição de novos usuários - Todas as programações referentes aos usuários são realizadas na base de dados central. A mudança de um ramal lógico, entre duas posições de ramais físicos, podem ser realizadas, através de simples digitação de código no próprio aparelho, facilitando a movimentação de usuários até mesmo entre localidades diferentes.
  6. 5 a 30%, com custos de assinatura e comunicação com a rede pública - Com a centralização IP das comunicações, a empresa poderá fazer uso do protocolo SIP para entrada e saída de chamadas, através da rede pública NGN, o que reduz custos de comunicação e assinatura.
  7. 5 a 30%, com contratação de banda de dados - A inclusão de telefonia nas redes de dados contratadas das operadoras, costumam reduzir o custo por Mega byte da assinatura. Além disso, grandes redes de telefonia utilizam centrais tandem, o que eleva o consumo de banda na rede, topologia essa, que é eliminada com o uso das comunicações IP centralizadas.
  8. 10 a 25%, nos custos com comunicação, obtidas através das rotas de menor custo - A solução passa a ter uma única tabela central para rota de menor custo, que controla cada chamada gerada, em cada ponto da rede, passando sempre pela rota mais barata, o que também reduz o tempo de programação, por não possuir uma tabela por localidade.
  9. 30 a 50%, nos custos com energia elétrica - Os aparelhos IP da família IPtouch, são os aparelhos do mercado que consomem menos energia, o que pode representar uma boa economia no gasto final com sistema de comunicação.

Agradecemos pelo interesse, nos colocamos à disposição para realização de estudos de economia, caso a caso, para a implantação de soluções de comunicação IP centralizadas.